Aperfeiçoamento

Formação Profissional de Professores/as em Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico‐Raciais

O que é o GDE

É um curso de Aperfeiçoamento, na modalidade a distância, com carga horária de 200 h, que se insere na formação continuada de profissionais da educação, tratando das temáticas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, possibilitando aos professores(as) condições de observar e introduzir nas suas reflexões e práticas pedagógicas as relações de gênero, a fim de construir uma educação inclusiva e não sexista.

Instituições Promotoras

A Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação à Distância (SEED) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) têm como principal objetivo ao apresentar o curso “Gênero e Diversidade na Escola” oferecer aos educadores e às educadoras da rede pública do ensino básico uma noção de respeito e valorização aos direitos humanos.

Instituição Ofertante

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), através do seu Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet), oferece mil vagas do curso “Gênero e Diversidade na Escola” em 20 polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Estado do Maranhão.

Objetivos

• Contribuir para a promoção da inclusão digital através de conteúdos transformadores das culturas discriminatórias de gênero, racial étnica e de orientação sexual no país;
• Desenvolver a capacidade dos/as professores/as da Educação Básica da rede pública de compreender e posicionar‐se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural do povo brasileiro e dos povos de todo o mundo – o reconhecimento de que negros e negras, índios e índias, mulheres e homossexuais, dentre outros grupos discriminados, devem ser respeitados/as em suas identidades, diferenças e especificidades, porque tal respeito é um direito social inalienável;
• Contribuir para a formação de profissionais em educação, em especial professores/as da Educação Básica, capazes de produzir e estimular a produção dos alunos e de alunas nas diferentes situações do cotidiano escolar, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem;
• Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos culturais existentes nos diferentes contextos escolares no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;
• Desenvolver estratégias de formação do/a professor/a pesquisador/a, de autoria e de leitura crítica no aproveitamento dos diferentes recursos pedagógicos, das diferentes mídias;
• Incentivar a produção de materiais didáticos de apoio pelos próprios alunos/as dos cursos e o intercâmbio de tais materiais e experiências bem sucedidas, (bem como dificuldades enfrentadas) entre os cursistas.

Atores do Processo de Aprendizagem

• Coordenador(a) de Curso – responsável por coordenar, acompanhar e avaliar as atividades acadêmicas do curso.
• Coordenador(a) de Tutores – acompanha os tutores no desenvolvimento da metodologia do curso.
• Tutores(as) – acompanham os/as cursistas na realização das atividades dos módulos, dos fóruns e na elaboração do trabalho final.
• Cursistas – profissionais da educação básica.
• Suporte Técnico – apóia os/as cursistas na utilização do ambiente colaborativo de aprendizagem.

Público‐alvo

O curso é oferecido aos profissionais da rede pública do ensino básico do Estado do Maranhão, na ativa, uma vez que se entende que a escola é o espaço sociocultural em que as diferentes identidades se encontram e se constituem, portanto, um lócus privilegiado para se educar com vias ao respeito à diferença. Os/as profissionais a serem formados no curso Gênero e Diversidade na Escola serão preferencialmente professores/as, diretores/as, gestores/as, coordenação e supervisão pedagógica.

Perfil do cursista

• Possuir graduação em Licenciatura e ser profissional da educação básica da rede pública na ativa ou, em caso de ter nível médio, ser professor da rede pública no ensino fundamental com atividade em sala de aula.
• Ter interesse nas temáticas do curso.
• Dispor de horário para realizar estudos durante 10 horas semanais.
• Ter relativa familiaridade com o uso de computadores e internet para a interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem.
• Observar os critérios éticos que permitam estabelecer uma comunicação eficaz com os demais alunos e professores

Material Didático e Carga Horária

O conteúdo do curso foi desenvolvido para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) na plataforma Moodle, com versão em CD e impresso (apostila)
Aula presencial – 10 h
Módulo 1: Abertura e Diversidade – 30 h
Módulo 2: Gênero – 40 h
Módulo 3: Sexualidade ‐ 40 h
Módulo 4: Relações Étnico‐raciais – 40 h
Aula Presencial – 10 h
Avaliação – 30 h

Estrutura Curricular

MÓDULO I – ABERTURA
UNIDADE 1: ORIENTAÇÕES
‐Projeto
‐Metodologia
‐Cronograma
‐Avaliação
Ambiente e‐ProInfo

UNIDADE 2: DIVERSIDADE
‐Apresentação
‐Uma definição de cultura
‐A diversidade cultural
‐Etnocentrismo, estereótipo e preconceito
‐Dinâmica cultural e respeito e valorização da diversidade
‐O ambiente escolar em face dos temas tratados

MÓDULO II – GÊNERO
UNIDADE 1: GÊNERO: UM CONCEITO IMPORTANTE PARA O CONHECIMENTO DO MUNDO SOCIAL
‐Apropriação cultural da diferença sexual
‐Importância da socialização na família e na escola
‐Construção social da identidade adolescente/juvenil e suas marcas de gênero
‐Diferenças de gênero na organização social da vida pública e privada

UNIDADE 2: A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA CONTRA AS DESIGUALDADES DE GÊNERO
‐Discriminação de gênero no contexto da desigualdade social e étnico‐racial
‐A importância dos movimentos sociais
‐A contribuição dos estudos de gênero
‐A permanência da violência de gênero
‐Participação feminina no mercado de trabalho: indicador preciso da desigualdade de gênero

UNIDADE 3: GÊNERO NO COTIDIANO ESCOLAR
‐Escola como espaço de eqüidade de gênero
‐O gênero na docência
‐Diferenças de gênero no cotidiano escolar
‐Sucesso e fracasso escolar através de um enfoque de gênero
‐Práticas esportivas construindo o gênero
‐Gênero no currículo escolar

MÓDULO III ‐ SEXUALIDADE E ORIENTAÇÃO SEXUAL
UNIDADE 1: SEXUALIDADE: DIMENSÃO CONCEITUAL, DIVERSIDADE, DISCRIMINAÇÃO
‐Sexualidade, sociedade e política
‐A noção moderna de sexualidade
‐O corpo e a sexualidade
‐Identidade de gênero e orientação sexual
‐Orientação sexual: desejos, comportamentos e identidades sexuais
‐O combate à discriminação sexual

UNIDADE 2: SAÚDE, SEXUALIDADE E REPRODUÇÂO
‐As experiências e as visões dos/as jovens sobre saúde, sexualidade e temas afins, como diversidade sexual, direitos sexuais e reprodutivos, gravidez, desejo, prazer, afeto, Aids e drogas, a partir do recorte de gênero, étnico‐racial e de classe.
‐Os limites e as possibilidades das propostas educativas no âmbito escolar focadas na saúde, na reprodução e na sexualidade
‐A importância de ações conjuntas de diferentes instituições do governo, de empresas e da sociedade civil na construção de ações educativas e assistenciais relativas à saúde, à sexualidade e à reprodução

UNIDADE 3: SEXUALIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
‐Diversidade sexual na escola
‐Controle sobre o gênero e a sexualidade a partir de jogos e brincadeiras
‐Espaços formais de educação sexual na escola
‐Diferentes fontes de informação sobre sexualidade

MÓDULO IV – RELAÇÕES ÉTNICO‐RACIAIS
UNIDADE 1: NOÇÕES DE RAÇA, RACISMO E ETNICIDADE
‐Os conceitos de raça, racismo e etnicidade
‐Sistemas de classificação de cor e raça em uma perspectiva comparada: as diferenças nas classificações raciais entre Brasil e Estados Unidos
‐A relação entre as classificações raciais e as formas de racismo
‐A inter‐relação entre raça, sexualidade, etnia e gênero

UNIDADE 2: DESIGUALDADE RACIAL
‐Raça, gênero e desigualdades: alguns dados
‐As especificidades da desigualdade étnico‐racial no cenário das desigualdades no Brasil
‐Estereótipos, preconceito e discriminação racial

UNIDADE 3: IGUALDADE ÉTNICO‐RACIAL TAMBÉM SE APRENDE NA ESCOLA
‐“Escola Sem Cor” em um país de diferentes raças e etnias
‐Estereótipos e preconceitos étnico‐raciais no currículo escolar
‐Do combate ao racismo à promoção da igualdade étnico‐racial
‐O que muda com a Lei n° 10.639/2003
‐As Diretrizes Curriculares para a educação das relações étnico‐raciais

MÓDULO V – AVALIAÇÃO
‐Elaboração do Memorial
‐Produção e apresentação do trabalho final
‐Realização da auto‐avaliação

Coordenação

Profª Elizabeth Sousa Abrantes
Departamento de História e Geografia – UEMA
Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais ‐ CECEN