A INVISIBILIDADE DO ÍNDIO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO 6° AO 9° ANO

Autor(a):PATRICIA HELENA PINHEIRO ALBUQUERQUE DA SILVA

O presente trabalho denominado “ A invisibilidade do índio nos livros didáticos do 6o ao 9o ano”, tem como finalidade a abordagem sobre os povos indígenas nos livros didáticos a partir da Lei no 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas públicas e privada. Portanto, o trabalho constitui-se de uma base teórica acerca das leis para educação, e educação escolar indígena, se o conteúdo da Lei no 11.645/08 está sendo aplicado e abordado nos livros didáticos de história. Por fim, a análise dos dados obtidos na pesquisa de campo realizada em duas escolas uma da rede privada Centro Educacional Renascer e na pública Unidade Integrada Felipe Conduru, com intuito de distinguir o conhecimento da Lei no 11.645/08 e a aplicabilidade dos conteúdos obrigatório pela mesma. Logo, a realização desse trabalho é contribuir para uma nova reconstrução sobre a cultura e educação escolar indígena abordadas nas escolas.

Palavras-chave: Educação. Educação Indígena. Lei no 11.645/08. Livro didático.