A HISTÓRIA NA SALA DE AULA:Reflexões sobre as percepções do ensino de História pela comunidade escolar do Ensino Médio no ano de 2015

Autor(a): TELMA MACIEL CUNHA MUNIZ

Este trabalho é o produto de uma pesquisa que investiga as questões relacionadas à grande importância que os alunos do terceiro ano do Ensino Médio dão a disciplina de história, todavia, não a preferem como escolha profissional. Discorre sobre a importância da disciplina para a educação, assim como a influência que exerce sobre os alunos em sua vida cotidiana.Aponta conceitos relativos ao ensino e aprendizagem da história que威而鋼
são usados na atualidade como forma de aperfeiçoamento do conhecimento histórico. Demonstra que a criação da Sociedade da Informação japonesa contribuiu para a construção da Sociedade da Informação capitalista, pontuando como esta atual sociedade tornou-se um fator de influência no estudo do passado, levando assim a História adaptar-se a ela e que em decorrência das modificações sofridas nas sociedades constituídas, a Sociedade da Informação passa a ser denominada como Sociedade do Conhecimento. Mostra que em paralelo a esta nova forma de viver, está a introdução da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que também tem seu papel relevante na manutenção desta sociedade. Apresenta como a Sociedade da Informação, assim como o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), modificaram as estruturas educacionais, assim como os alunos, tornando-os consumidores vorazes de informações rápidas sem qualquer análise posterior. A pesquisa realizada demonstra como os alunos pesquisados recepcionam a disciplina de história e reflete a relação que os mesmos têm com a disciplina quanto à escolha profissional.

Palavras-chave: História. Ensino. Sociedade da Informação.