Jornada de Alfabetização do Maranhão – Sim, Eu Posso / Círculo de Cultura. Convênio de Cooperação Técnico-Financeira entre Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Coordenador(a): Prof. Issac Giribet Bernat

A “Jornada de Alfabetização no Maranhão – Sim, eu posso / Círculo de Cultura”, se insere no bojo da Mobilização para Alfabetização de Jovens e Adultos, que, por sua vez, faz parte do Programa Escola Digna do Plano Mais IDH do Governo do Estado do Maranhão. Esta proposta consiste numa Jornada de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), através da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), com a assessoria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e supervisão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A primeira fase da Jornada ocorrerá experimentalmente em oito dos 30 municípios mais pobres do Estado, tendo como base didática a utilização do método de alfabetização cubano denominado: “Sim, eu posso”, assim como os fundamentos dos Círculos de Cultura freirianos.